Resenha - Daniel Glattauer - Emmi & Leo - por Gláucia

Postado por Book Lover Brasil









Em @mor, o escritor e jornalista austríaco Daniel Glattauer se utiliza dos princípios dos romances epistolares – trocas de cartas – com uma roupagem contemporânea: o contato virtual. Ao contar a fortuita atração mútua entre os jovens Leo Leike e Emmi Rothner por meio de conversas por e-mails e os sentimentos que desenvolvem um pelo outro, o autor utiliza pontos de vista alternados para contar uma inusitada história de amor. "Emmi & Leo" é a sequência dessa história tão intrigante quanto inusitada e que surgiu por erro de endereçamento no envio de um email. Na atual etapa, Leo Leike retorna de Boston após uma longa ausência, e é recebido por uma caixa de emails lotada de notícias de Emmi Rothner. O sentimento dos dois não mudou, e eles reiniciam a troca de mensagens. Só que agora Leo está namorando a americana Pamela, e Emmi continua casada. A orgulhosa Emmi e o tímido Leo nunca estiveram tão próximos, e ao mesmo tempo tão distantes. Daniel Glattauer reconquista os leitores e a crítica internacional com seu peculiar olhar sobre as relações amorosas dos tempos atuais. A prova do fenômeno editorial da dupla de romances: @mor e "Emmi & Leo" foram traduzidos para quarenta idiomas e tiveram 64 montagens teatrais na Alemanha e Áustria.


♥ NOTA 








 Informações


ISBN : 9788581051369
Editora : Suma de Letras
Páginas : 168
Ano de lançamento : 2013

Skoob

 Comprar


Saraiva  | Submarino | Americanas | Extra | Fnac | Compare Preços

 RESENHA

Relembrando que com o primeiro livro @mor - Eu me encantei com todo aquele suave romantismo fazendo o seu final realmente pedindo uma continuação.

Porém, criei muitas expectativas neste segundo e último volume e, infelizmente, me decepcionei um pouco com os protagonistas (com um em especial).

Primeiramente, preciso deixar meu descontentamento com Emmi. Sim! A Emmi que conquistou Leo no primeiro livro.

ESTA RESENHA CONTÉM UM POUCO DE SPOILERS.


Emmi

Por muitas vezes, bipolar, trazia o dilema: um encontro entre amigos virtuais.

Ela, por muitas vezes, queria este encontro e o propunha a Leo. Quando ele decidia (enfim), ela questionava o repentino desejo dele em vê-la ou o porquê dele querer não vê-la.

Nunca estava satisfeita com as respostas dele e por muitas vezes exigiu dele coisas que ela mesma não devia uma vez que era casada.

Diga-se de passagem que a minha opinião era muito diferente no primeiro livro, mas agora estou de acordo com todas as pessoas que disseram: Emmi é uma mulher chata, indecisa e cabeça dura. Concordo com este fato.

O que mais me irritou em suas atitudes foi a exigência que ela fazia a Leo - como "amiga" - querendo saber de sua vida amorosa e seu cotidiano quando este não estava disponível online na hora que ela queria conversar.

Quando ele a lembrava que ela era casada, as frases eram ainda mais irritantes e totalmente egoístas: "sou casada e feliz, mas não me deixe". Faça-me o favor!

De outro modo, temos aqui Leo. O Leo que me conquistou em @mor e que ainda tem o meu sincero respeito neste segundo livro.

Daniel (o autor) enobreceu este homem, deixando-o tão interessante e até um pouco escravo da paixão por Emmi (Que pecado!! Tadinho! Que enrolação!). Suas palavras bem elaboradas e suas respostas às perguntas de Emmi foram os fatores que me prenderam até o final. Por ele e somente por ele, li até a última página.

Porém, acreditem em mim: Emmi não o merecia. Suas confissões confusas ou foram para preencher as linhas do livro ou para dar um mistério ao que realmente ela sentia. O que refletiu no finalzinho - quando ela explicou os detalhes de cada e-mail.

Sendo uma ou outra, isso não me importou. Para mim, perderam tempo demais por causa DELA. Por este e outros motivos, acabei não torcendo pelos dois. Acredito que a doação de Leo foi plena, enquanto que a outra parte não ajudava e isso me desmotivou a acreditar que ela o queria. Totalmente melancólicooooooooooooo!

De qualquer maneira, o diálogo e a escrita de Daniel são ótimos! O vocabulário é rico e gostoso não tendo nada de romance adolescente ou vazio.

Deixo aqui algumas citações:

"Fw:
Obrigado, Emmi. Mas a felicidade não vem de e-mails.
Um minuto depois
Re:
E com que então? De onde vem a felicidade? Diga-me, eu gostaria muito de saber!!!
Cinco minutos depois
Fw:
Do aconchego, da confiança, do estar junto, de doar-se, das experiências, da inspiração, das ideias, da imaginação, dos desafios, dos objetivos. E essa lista com certeza está incompleta."

"Fw:
Por favor, Emmi, tenha paciência comigo por mais uns dias. Em uma semana eu vou lhe dizer tudo.TUDO!
Sete minutos depois
Re:
Você pode ,e dizer TUDO dentro de uma semana? Ou você deve me dizer TUDO dentro de uma semana? A Pam pode saber que você vai me dizerTUDO dentro de uma semana? Ou a Pam exige que você me diga TUDO dentro de uma semana? Por que exatamente em uma semana? O que vai acontecer ao longo dessa semana? Ok, já entendi, eu vou ficar sabendo direitinho dentro de uma semana. Tchau! Até daqui a uma semana!"






1 comentários:

Comentários
1 Comentários
  1. Eu gostei muito do primeiro livro, mas, apesar de ter curiosidade tenho um certo receio de ler essa continuação. Eu gostei daquele final.Pois é! Achei Emii chata demais e aquele final foi perfeito. talvez um dia leia a continuação, mas não sei quando, rs

    bjs!

    Thaís:)

    http://umaconversasobrelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...